domingo, 10 de maio de 2009

Quem planta coragem, colhe Victoria


Não vou deixar um super Parabéns para vocês por aqui, por estar convicta que o nosso dia de mãe é todos os dias a partir da decisão que tomamos de gerar alguém.
É nesta hora que criamos o instinto de ser mãe, não acho que todas nascemos com o desejo, a vontade de criar pessoas. Instinto se cria, assim como desejos mudam pra melhor ou pior. Isto vem com o tempo. Ou não. Também não acredito na máxima que mulher só se completa sendo mãe. Pura invenção de um mundo, passado, de machismos e mulherzinhas confinadas a casamentos cheios de convenções e que no fundo morriam de inveja daquelas que partiam na luta dos seus desejos como pessoa independente da definição homem ou mulher.

Eu sou mãe de uma garota de 16 anos, uma garota que em alguns momentos parece bailar pela casa com um espelho pendurado no pescoço, pois ali me vejo em várias situações. No enfentamento de uma situação, num gesto, num olhar, numa atitude, numa interrogação. Me remete a um passado bem ali, próximo. Ai adolescência amada com suas inquietações e revoluções internas.... Adorei viver tudo aquilo, mas não voltaria. Somente a casca ( o shape) gostaria de ter de volta envolvendo a minha alma e espírito como uma roupagem antiga, a cabeça não troco a de hoje por nada. Enfim, voltando a minha garota, além de fazer uma gestão de espelhos por vezes me dá aulas de aprendizado da vida. Qdo ela era pequena achava muito engraçado qdo eu dizia que se fosse minha colega ela seria a minha melhor amiga. Ser mãe é uma descoberta. Mas dar liberdade para ser é um exercício vital.
Gostaria de ter tido mais filhos, mas a oportunidade, passou não aconteceu. Sem neuras nem arrependimentos.
O grande barato de ser mãe é entender que novas experiências vão acontecer, rotina não existe, seu filho é um divisor de águas, a vida se reparte em Antes dele/Depois dele, a culpa por vezes é teu sobrenome, a tolerância e o incondicional fazem parte do cardápio e você vai aprender muito com tudo isto.

E, melhor, tudo vale a pena MESMO!
EU repetiria este destino com certeza!

10 comentários:

Pâmela disse...

Então, feliz dia das mães! Hoje e sempre!
Beijos!

Adriana Calábria disse...

Feliz dia das mães!!!

Espero muito em breve comemorar esse dia do lado das mães, e não dos filhos como hoje.

Bjssss

Heloísa disse...

Carolina,
Parabéns pelo post. Que você continue a curtir todos os dias, como ... dia das mães.
Beijos

Babi Mello disse...

Feliz dia das Mães Carolina e engraçado vc dizer que sua filha seria sua melhor amiga, minha mãe é apra mim, conto tudo para ela e sabe ela é meu porto seguro.
Bj

Iêda disse...

Então, Parabéns hoje também!!
beijo e boa semana

Loira e Morena disse...

Feliz dia das mães, ta atrasadinho, mas ta valendo né!..heeh

Beijaooo da Morena!

Denise do Egito disse...

Carol,
Belíssimo post sobre o Dia das Mães. Eu evito comemorar datas pois acaba sendo o assunto de todo mundo, enfim... Mas vc saiu da mesmice, falou de si, mas de todo mundo, falou bem fundo o que é verdade. Como vc, queria ter tido mais filhos, mas hoje vejo que foi na medida certo do meu tempo. Deus sabia o que estava fazendo... rsrs Meu filho é um libriano maravilhoso. Amigo, carinhoso, colaborador, franco. Um orgulho. E deixa eu parar senão vira um post, né?
Queridona, beijocas e sorrisos!

ale disse...

Belo texto, Carol, como sempre. Feliz dia das mães!

Valéria Martins disse...

A minha garota tem 14 e não liga para espelhos, vive com a cabeça enfiada nos livros.

Mas é um poder quando se trata de ponderação. É capricorniana, então, quando a aquariana aqui entra em dúvida, pede logo conselho para ela. E vem cada lição...

Bom alguém de ar ter filho da terra. Eu tenho dois, pois meu menino é de touro.

Hoje estou astrológica, uhú!

Roberto Ney disse...

Realmente as mães devem ser exaltadas sempre... day after day
Passei aqui para informar-te sobre o novo espaço chamado "biografias horizontais", criado para discutir assuntos relevantes sobre o sexo e temas afins. Conto com a sua participação.
Grande abraço!
http://biografiashorizontais.blogspot.com/