segunda-feira, 28 de maio de 2012

"Sou mulher e sou livre"



Em pleno século XXI tem gente chocada com peitos a mostra em um protesto, onde se luta pela liberdade de expressão. Onde vale (quase) tudo, para que justamente as pessoas se choquem diante do fato de uma mulher não poder andar com uma blusa mais decotada, uma saia mais curta, pernas a mostra a ponto de se tornar um convite a um estupro. Mulheres ofendidas com essa causa não consigo entender. Mostrar os peitos é como um homem andar na rua sem camisa! Direitos iguais, não? Não, a sociedade não consegue absorver a idéia de que é um protesto, mais uma forma de se expressar, na qual se luta por liberdades iguais, onde uma mulher pode ter o mesmo direito em todos os sentidos que um homem, sem ter que sofrer esse tipo de repressão. Em um país que é conhecido mundialmente por bundas, mostrar os peitos em um protesto, é tão chocante?
O protesto vai muito além de ir contra a violência a mulheres, é pra fazer com que todas as mulheres acordem e saiam dessa posição de aceitar tudo que nos é dado e oferecido. Sair dessa submissão que muitas se colocam. As mulheres podem tanto e quanto os homens podem. O problema é quando as próprias mulheres são machistas a ponto de achar que tudo tem que ser aceito. É com mulheres com essa mentalidade, que faz com o machismo permaneça na sociedade. "Sou mulher e sou livre!"


Victória Favero

2 comentários:

Eloah disse...

Querida levanto esta bandeira contigo!
Por que não uma mulher?
Infelizmente ainda temos um caminho longo a percorrer.Quebramos paradigmas, mas não o suficiente para ser entendidas.
Vamos continuar lutando, mesmo que a nós seja bem mais exigido.
Que assim seja!
Bjs no coração

Lu Lou disse...

"Em um país que é conhecido mundialmente por bundas, mostrar os peitos em um protesto, é tão chocante?"
Numa sociedade baseada no falso moralismo como a brasileira, sim, sem dúvida.
Dancinhas com alusão aos movimentos sexuais em festas infantis: toda a família ri, achando bonitinho, mas aula de orientacão sexual não pode. Fotos de artistas nuas podem falsamente vazar na Internet só para promoção pessoal, mas você pessoa comum não pode mostrar o que bem entender para protestar por algo justo.
Pra completar, ainda vem esse bando de mulher machista: são piores que homens machistas.
Viva a grande hipocrisia brasileira!
Bjs,
Lu