domingo, 27 de abril de 2008

Gripe, cama e gotas de sarcasmo

Chegando ao término de um findi, atirada em casa com uma gripe que não quer passar recebo um e-mail, eis que resolvo fazer uma breve leitura do mesmo da forma que está o meu lindo humor hoje. Portanto, amanhã é um novo dia e nem todos os dias fazem sol na vida da gente.

16 dicas para dar um "up" no seu dia-a-dia
1. Determine-se a sofrer menos. Lide de forma mais tranqüila com as adversidades, não se desespere. Na maioria das vezes, quando nos desesperamos perdemos a capacidade de raciocínio e tomamos atitudes que, em sã consciência, não tomaríamos.

Determinar a sofrer menos a gente até pode, o difícil é regrar os sentimentos quando eles nos assaltam. Super herói, que eu saiba, só existe na ficção. E dica: no desespero fazemos péssimos negócios.

2. Procure compreender, não só racionalmente, mas com o coração, que nada é permanente, tudo passa. A vida é uma grande roda na qual estamos atados. Em um momento estamos em cima, e nessa hora devemos agradecer e não deixar passar as oportunidades que este nos dá, e nos preparar para "os dias mais frios" que, inevitavelmente, chegarão.
Entender que tudo passa a gente só entende depois de algum tempo de depressão agarrada no próprio travesseiro e, na boa, se a vida é uma roda, me dá o mapa que quero atalhar este caminho e de preferência atravessá-lo em linha reta, quando estiver em dias de calor, no meio do verão ( em ritmo de Jorge Bem Jor “... moro num país tropical...”)

3. Busque o prazer. Pare de fazer o que não gosta só para agradar a pessoas que não dão a mínima pra você. Não seja tolo, ame-se, não se violente fazendo o que não gosta. Permita-se dizer não.
Negrinha, já estava na hora de saber escolher bem e entender que dizer Não, não tira pedaço nem enfraquece laços. E busque sim o prazer sempre, aliás sem ele nada tem gosto...nem cheese cake de amora! Mas, lembre-se, alguns prazeres mais tarde chega a conta e você terá que pagar...

4. Se a vida te dá um limão, aprenda a fazer uma limonada. Pare de se queixar do que não possui. Aprecie o que a vida deu a você e, se tiver disponibilidade interna para isso, poderá observar que tem o bastante para este momento, e que se acha pouco, deve começar a construir um futuro melhor daqui para frente!
Ou então faça uma caipirinha! Vamos combinar dá um barato, após duas doses, e nem deixa a gente fazer um balanço da nossa vida atual, né?

5. Ocupe-se de poucas coisas. Se você é o tipo de pessoa viciada em fazer muitas coisas, ter diversas atividades em um só dia, desculpa, mas você nunca conseguirá tranqüilidade. Observe seus limites e respeite-os.
Bom, esta dica ficou pro século passado, o mercado exige que sejamos multi tarefeiros, claro que requer administração do tempo, planejamento, bláblá,blá... Quem ainda pensa em "devagar e sempre" como um bom ditado, corre o risco de chegar atrasado.

6. Busque dentro de você pensamentos de paz e harmonia. Saia do desassossego. Comece por diminuir seu ritmo de respirar, de andar e até de pensar. Momentos de ócio são ótimos remédios para o corpo e a alma.
O ócio é criativo! Principalmente quando não temos que nos preocupar com as contas para pagar. Alguém passou lá no banco e deixou um dindin extra. Será que foi o papai Noel?

7. Aceite os obstáculos que a vida impõe a você sem se achar a pessoa mais sofredora deste planeta. Acredite, existem pessoas que neste exato momento estão sofrendo bem mais do que você. Busque a compreensão e a serenidade. mesmo em meio às adversidades.
Empatia é se colocar no lugar dos outros, mas jamais esqueça, cada um sente de forma diferente dos outros, sendo assim o que dói pra ti pra mim talvez faça cócegas. Portanto, dores são sentimentos particulares e não dá pra comparar se a minha é maior que a sua. O problema não são os problemas e sim a maneira que cada um elabora os mesmos.

8. Pratique a simplicidade e diminua o tamanho de sua ambição. Será que você precisa mesmo de tudo o que considera importante neste momento? Seja simples e natural - no falar, no vestir, no pensar. A vida é uma só e o momento é agora.
Portanto quem corre menos, voaaaaaaaaaa.

9. Viva cada momento a seu tempo, um dia de cada vez. Para isso, desenvolva a fé de que há algo ou alguém cuidando de você. Faça a sua parte e entregue o que não está sob seu controle a Deus, ele se encarregará de cuidar para que tudo dê certo.
Viva um dia de cada vez, mas faça bem a sua parte, talvez amanhã não exista e não dá pra levar a conta pendente pra próxima vida. Toda ação tem uma reação, nesta passagem!

10. Não se submeta aos humores dos outros - viva e seja você mesmo, independente do que o outro é e sente em relação a você.
Até parece fácil, chega no trabalho todo animado e encontra aquele colega que está sempre de corno azedo e senta bem pertinho de ti. Perto do meio dia, tu já ta latindo pro mesmo colega. Filha, mau humor contagia! Eu sei que temos a escolha de não pegar pra gente as coisas dos outros, mas nem todos os dias estamos acima do bem e do mal.

11. Deposite a construção de sua felicidade apenas em você. Quando você aprender a se amar, tudo te será dado. Ame-se, namore-se, cuide-se, apaixone-se por você. Não de maneira narcisista, mas como filho de Deus que você é.
Olha, após “alguns anos” na estrada da vida acho que já deu pra descobrir que a metade da laranja, almas gêmeas, é papo pra boi dormir. Ou eu sou a laranja viçosa pronta pra ser abocanhada ou já virei bagaço. Tudo depende de euzinha para que o resultado seja bom para todos. Depositar nos outros a certeza da minha felicidade tem um nome: transferência de responsabilidade, deitado!

12. Pare de fazer planos a longo prazo, pois dessa forma você perde o controle sobre sua vida. Faça-os ano a ano, pois dessa forma é possível organizar seus passos. Mas planeje fazer coisas que estão sob seu controle.
Faça planos sim, longos, curtos, no cartão de crédito, com cheque pré datado, mas não deixe de planejar sua listinha de 1001 coisas pra fazer em 101 dias. São eles que nos fazem ir adiante e se quiser ser extravagante, é uma questão relativa e pessoal. Controle é subjetivo.

13. Tenha como objetivo melhorar e desenvolver o que tem de melhor e aperfeiçoar o que ainda não está bom, mas de maneira amorosa e racional.
As pessoas têm mania de separar o racional do emocional, mas para o cérebro funcionar é preciso um coração bater.

14. Você é mortal, sabia? Nenhum de nós escapará desse destino. Não pense na morte de maneira mórbida, mas como o final natural e inevitável desta jornada por este planeta.
Ou não ! Pode ser o começo de uma nova época, de um novo caminho... é o que dizem por aí

15. Cultive sua alma, suas melhores qualidades, seu amor e cuide de seu corpo, sem neuroses.
Olha, cuidar da alma, sua essência, seu DNA de valores não tem preço. Agora no quesito corpinho, sem neuras fica meio difícil, a essa altura do campeonato só se eu fosse a Angelina Jolie.
Mesmo não sendo fácil, SEJA FELIZ ! ! ! Com cerveja!!!

2 comentários:

ale disse...

Carol, só posso mais uma vez te dizer: tu é óotima!! E até me animei lendo algumas dessas dicas depois de um find pra lá de deprê e reflexivo! Bj

Carolina disse...

Amigucha, se te animou então já tá valendo. Força na peruca! Saudadessss