domingo, 13 de novembro de 2011

Casados com quem?



Se você viu o recente filme Meia noite em Paris, se já leu Paris é uma Festa e se tem curiosidade sobre o passional  E. Hemingway vai gostar, logo de cara, do livro Casados com Paris. Muito do que se fala ali passa na íntegra por estes três exemplos citados e seus personagens verdadeiros nos anos loucos da geração perdida, como definiu G. Stein.
Agora se nada disso que listei você fez, não importa, porque corre sangue nas suas veias, provavelmente já vivenciou o amor e suas montanhas russas diárias, portanto você vai se identificar, um bocadinho que seja, com Hadley, a primeira esposa desta figura complexa e excelente escritor.
Não é fácil conviver com uma figura tão complicada e ao mesmo tempo tão carismática que te alça ao topo e te joga ao chão num estalar de dedos. Estado de paixão é um sintoma e por vezes um vírus. Não sabemos onde começa a causa e onde começa o efeito.
Este é o mote deste livro comovente baseado na história de amor que desconfio, como simples leitora/observadora, o mais verdadeiro amor de Ernest.
Ele é escrito na primeira pessoa e rapidamente, pela leitura simples e digestiva, você se vê emaranhada nas trilhas daqueles anos loucos que o casal vivenciou. Sentindo empaticamente e sofrendo por pura solidariedade, você acompanha a cada virada de página, a vida pulsando de forma tão visceral num  casal que se apoiava onde terminava a força de um e começava a fraqueza do outro e vice versa. 
Envolvida na intensa batalha de Hadley quando der conta acabou o livro e você ficará olhando o nada da última página a espera de mais.
Não é preciso ser velho cheio de experiências nem o mar com sua imensidão e infinito para entendermos um bocado dos embates e prazeres das relações. Basta estarmos aí vivos.
Fica a dica!
Boa leitura.



10 comentários:

Vaneza S. disse...

Ai que deu vontade de ler. Eu passei a ter vontade de conhecer Paris por causa de um livro do Hemingway. Antes eu não via nada demais na cidade. Pode?

BeijoZzz

chica disse...

Boa dica,gostei! beijos,chica

Cris Medeiros disse...

Nossa! A descrição foi tão boa que deu vontade de ler... rs.

Beijocas

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Carolina,
Adorei a dica.
Beijo.

Eloah disse...

Adorei a recomendação. Teu resumo foi perfeito.
Uma feliz semana! Bjs Eloah

Carolina disse...

Vaneza ou Vá (pode ser assim?)

Eu tbém não dava muita bola pra Paris,não, e algumas pessoas me achavam ET, mas in loco é de enlouquecer, mas ainda sou mais o interior da França. Agora Hemingway desperta tudo em nós. Ele deve ter sido daquelas pessoas que jamais passam despercebidos,daquelas figuras que marcam mesmo no completo silêncio. Um tsunami de personalidade. rsrs
Bjos meus

Chica
Em Porto Alegre, neste feriado de ventos uivantes? rsrsr
Acho que vais gostar do livro,não vi na feira do livro,mas no Iguatemi tem em todas as livrarias.
bjokas

Oi Dama
Um livro passional, desconfio que você deve ter um bocadinho dessa poção,que eu tenho... relacionamentos densos,relações tudo, menos nada. Enfim,acho que contigo acontece assim como eu,se é pra nadar não é no raso. Acertei?rs Então vais gostar do livro! Levo fé nisto!
Bjokas

Oi Helô,
o livro é muito bom mesmo!
Tomara que goste.
Como vai a netinha?
Bjos meus


Eloah
o amor vale a pena,mesmo que estradas tortuosas se interponham em intervalos trazendo sofrimento,né?
Boa semaninha pra ti!Bjos meus

Dalva Nascimento disse...

Eba... mais um excelente livro para a minha lista! Valeu pela indicação... Ah, adoro andar de montanha russa diariamente!

Lu Lou disse...

Oi, Carol
obrigada pela dica :-)
Bjs

Nine disse...

Carol, esse livro também está na minha lista de espera, como não poderia ser diferente! Os amores e o turbilhão que foi a vida desse cara, ainda mais tendo a versão feminina (e de alguém que passou bons e maus pedaços com ele)da história, tem tudo pra ser daquelas histórias, como tu mesma disseste no final, que a gente fica no vácuo, esperando mais...

Já coloquei na minha lista de presentes pro Natal... hohoho!

Beijoka

Nina disse...

Sabe que até hj nao vi esse filme do W. Allen? To esperando pra comprar o dvd qd sair. O Paris é uma festa li e reli várias vezes, entao, claro que esse casados com paris ja vai entrar na minha lista. Obrigada.

ps. te vi hj num comentario bem bacana na dama Cris,gostei e cliquei em ti. Fiz mal nao, né?!!

Beijinho