terça-feira, 2 de setembro de 2008

As estações e as ilusões

Tem duas coisas que são destrutivas quando começamos uma relação. Acreditar que:
- Ele vai mudar
- Ele vai ser sempre a mesma pessoa que era no início.
Pura ilusão. As pessoas mudam numa velocidade de 3º geração GSM com gprs, wi fi e tudo que a modernidade permite. Então nada mais normal que os relacionamentos tenham mudanças no decorrer das suas estações. Muitas vezes se faz inverno na vida do casal e em outras estamos em pleno verão entre uma entressafra e outra da primavera e outono (que o diga Vivaldi!)
E ninguém vai mudar por você e você não será o agente da mudança de ninguém. Aliás, solicitar isto para o outro é pura sacanagem e a conta pode ser alta no final.
Ninguém é capaz de mudar por alguém, somente nos transformamos por nós mesmos. Isto é um processo interno, sem ação externa.
Podemos ajudar nesta transformação, mas é pessoal e intransferível.
Por isto a minha dica é: cuide-se muito bem, primeiro. Tente se aceitar e o outro também. Agora se ele não quer mudar, se não se esforça para mudar e você não aceita ele como é, o negócio é consultar a meteorologia e fazer uma escolha: esperar uma nova estação ou partir pra novos lugares como os pássaros, a procura de novos climas. É um processo migratório para novos ares. Ou seria novos olhares?
Se esquentar ou esfriar muito entre as estações, o jeito é cuidar de arranjar outro "cobertor de orelhas ou um novo guarda sol"
O bom e necessário é: a opção é sua se fica ou não nesse relacionamento.

22 comentários:

ale disse...

Concordo contigo. E tenho me convencido disso a cada dia. E é muito bom ter consciência disso, assim se sofre menos, se desgasta menos. Acho que a medida da ação vai de acordo com o que te incomoda no outro: se for algo que dá pra relevar ou se é algo insuportável, que te incomoda MUITO.

Ferrugem. disse...

é assim que é.
Se mudamos, é por nós mesmo. Alguém pode ter dado a dica, mas no fim ds contas, só mudamos se realmente achamos que aquilo é valido e vai acrescentar na nossa vida.

É assim com todo mundo. Ninguém muda ninguém e é isso que é bacana.

Anônimo disse...

Penso que relacionamento é troca. E troca significa mudança, crescimento.

Agora, quando essa mudança é imposta, só vem o lado negativo, acaba com qualquer beleza e verdade entre os dois! Concordo contigo, tem que procurar outros ares!

Lindo texto! :)

Beijos
Xu

Tatah Marley's Confissões disse...

acho que ninguem muda ninguem diretamente, mais tem pessoas que conseguem influenciar e levar outras a bons retoques na personalidade e em algumas atitudes!
x)

João Bertonie disse...

Concordo contigo.
Um bom relacionamento pode influenciar a mundança (p/ melhor pou p/ pior) do parceiro.
xD
abraços

Luara Quaresma disse...

Quando estamos disposto a compartilhar algo com alguem, nao devemos mudar, e sim nos moldar :}

Carolina disse...

testando

Tânia N. disse...

Concordamos inteiramente com você...a mudança chega no momento correto!

ale disse...

Bah, amiga, voltei aqui pra ler esse texto de novo, tô precisando refletir sobre isso hoje mais do que ontem, anteontem.... aliás, muito bem escirto, como sempre. Bj!

Anônimo disse...

a gente acha que aquele carinha lindo vai ser fofo pra toda vida.. tsc tsc tsc

a convivencia faz a gente mudar. a raiva faz a gente mudar.. momentos de alegria tb. o importante é saber lidar com as mudancas pra que elas nao se tornem uma pedra no sapato..

bjo xará!

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Isso é péssimo! Achar que a pessoa vai mudar com o tempo. Quantas mulheres fazem isso!!! Mas acho que a paixão dá uma cegada na gente rs Depois, quando passa, aí é que vemos que não tem jeito de mudar ninguém!

Beijocas

Anônimo disse...

Haha
Concordo com tudo
Sempre achamos q ele vai mudar, mas realmente eh pura ilusão
Nunca muda, a unica mudança q ocorre eh a tentativa de omitir as atitudes, mesmo assim sempre descobrimos
Beijos te espero no meu!

Bill Falcão disse...

Eu sempro lembro de algo que li em algum lugar:

"A mulher casa pensando que o homem vai mudar, mas ele não muda! E o homm casa pensando que a mulher não vai mudar, mas ela muda!"

Bom, sou homem! Dá um desconto aí, legal?
E um bjooooooooooo!!!!!!

Pablo Lima disse...

excelente o post, como também o blog!
qualquer coisa dê uma passada no "uma capital"
abraço.

Carina disse...

bah, esse texto caiu como luva pra mim hoje, porque ontem a noite refleti muito sobre essa história de como as coisas são no início e como é difícil manter em alta o relacionamento sempre. Fora o medo de não corresponder as expectativas do outro....O medo q as coisas mudem...e pra pior....mas a vida tá aí pra isso. A gente tem que viver e aproveitar o que aparece e se entregar! Mas sem perder a consciência nunca! beijos

Feltro em casa disse...

Carol!
Adorei.Malú

Valéria Martins disse...

Pois é... Mas por que nós, mulheres, apesar da idade, da maturidade, de sabermos disso perfeitamente, vez em quando nos esquecemos e embarcamos numa acreditando que ele vai mudar? Ó céus!... Estive pensando nisso esses dias e cheguei à conclusão de que só pode ser carência. Um mistério feminino... Bjs

Psique disse...

Pois é...E como a gente muda!!! Credo! Outro dia estava eu olhando nostalgicamente as fotos do meu casamento e me peguei analisando as diferenças! Uia!
Aprendizado a cada dia, e um grande exercício de puza daqui, pega dali, eu cedo daqui e vc dali, e assim por diante!
Realmente só nós podemos decidir algo no final!
Que possamos então sempre poder fazer as melhores escolhas!
Amén!!!!
Bjokassss

Menina de óculos disse...

Verdade, verdade, verdade!!!!

Anônimo disse...

Hahaha
Quero um café e adoro seu papo
Bom vindo de novo agradecer
Te espero no meu
Tem post novo!

ale disse...

Esse blog tá bombando de comentários hein? Gostei de ver!

Pâmela disse...

Sim, já passei por isso.
Escolhi sair do relacionamento e não me arrependo.
Não estava mais me fazendo bem. E as pessoas só mudam por si mesmas é mesmo sacanagem esperar que alguém mude por nós. Cada um é o que é, só precisamos aceitá-los.
Se não é possível, melhor mesmo é ficar sozinho do que cobrar mudanças que não virão. E a espera só fará os dois sofrerem.