sexta-feira, 11 de julho de 2008

Pérolas Nossas


Por que essa mania de fingir que não estamos vendo as pessoas quando passamos por elas ? Quem inventou este tipo de não comunicação?
Um dia cumprimentamos e no outro fingimos que não vimos a tal criatura.
Conheci, há alguns anos, um sujeito que morou muito tempo fora do país e reclamava que a coisa que mais estranhava no retorno a “Porra Alegre”, assim que ele se referia a nossa querida cidade, era que o gaúcho tem esse péssimo hábito de fingir que não vê as pessoas quando cruza com elas em locais públicos.
Realmente o que custa dar um simples oi ao passar por alguém? Não dói, não tira pedaço.
Acredito que isto aconteça em qualquer lugar porque não tem a ver com regionalismo nem Estado, mas com o estado de espírito das coisas-pessoas. Mesmo assim, tenho percebido cada vez mais, que sim é mais comum entre nós, talvez por que viva aqui, sei lá, mas é cada vez mais constante observar e presenciar as pessoas tendo este ato, constrangedor diga-se de passagem.
É chato, é complicado porque a pessoa atingida percebe que o outro está passando como se ela fosse uma planta, uma parede, um ser inanimado.É tão calculado e estudado que perde total a naturalidade do momento. E vamos combinar ninguém é uma parede!
É chato e constrangedor pra quem? Pra quem exercita este tipo de atitude ou pra quem recebe este tratamento das cavernas?
Pior é quando você está ali do lado e presencia esta cena lamentável. Você fica de platéia vendo todo o desenrolar da cena, na primeira fila.
Não estou dizendo com isto que sou a mocinha do passo certo, politicamente correta, mas é brabo agüentar ou ser atingida pelas instabilidades emocionais nossas de cada dia, né?

4 comentários:

ale disse...

É verdade, tem um monte de gente por aí se disfarçando de abajur...

Carolina disse...

Adoro este teu termo " disfarçando de abajur" Modernosa!

Menina de óculos disse...

Ai, gente... num vou mentir não...eu super finjo que num vi...e como eu uso óculos..eu sempre uso a desculpa da miopia...Sorry! Mas eu confesso que tenho esse desvio de caráter...rsrss

Beijos

Carolina disse...

Gostei desta Fran,tbém sou míope e uso óculos como se já fizesse parte da minha pele...Tá perdoada! hehehe. Bjokas e bom findi!